Em evento realizado no último dia 27 de maio, em modo on-line no XIV Congresso de Administração, três professores de Administração da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), receberam o prêmio de melhor artigo.
Leia mais:
Prazo encerra hoje e Receita Federal recebe mais de 35 milhões declarações de imposto de renda
Os educadores são Afrânio Soares, Sandro Breval e Armando de Souza Júnior e o ex-aluno do curso de Administração, Matheus Feijó.
No artigo, intitulado “Microtransações em jogos eletrônicos: panorama do comportamento e motivações de jogadores ativos para o consumo de bens e serviços virtuais”, os autores apontaram características, critérios, ocasiões e motivações de consumo em jogos eletrônicos, além de identificar perfis específicos entre os jogadores ativos.
De acordo com o professor Afrânio Soares, o trabalho é para atender e perceber a visão do consumidor.
“Percebemos, por exemplo, que skins, expansões e moedas virtuais são os itens mais comprados e que promoções, passes de recompensas e eventos especiais são os que mais atraem os compradores para as microtransações em busca de custo-benefício ou conteúdos-extras”. disse o educador.
O estudo também demonstrou que os consumidores não costumam comprar para agilizar desbloqueio de conteúdo.
O artigo recebeu, além do prêmio de melhor trabalho do XIV Casi, os certificados de três melhores da área de Marketing; melhor trabalho na área de Marketing e o de três melhores trabalhos apresentados no Congresso.
Segundo o professor Breval o prêmio partiu da ideia do ex-aluno Matheus Feijó.
“O artigo premiado foi realizado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso do Matheus Feijó, um egresso brilhante, que, a partir de sua experiência como jogador virtual, permitiu que pesquisássemos sobre essa área ainda não muito explorada pelo Marketing”, declarou.