O primeiro voo, partindo de Tel Aviv, capital de Israel, está programado para retornar ao Brasil na madrugada desta quarta-feira (11), com previsão de pouso em Brasília por volta da 1h.
Para auxiliar na repatriação de brasileiros que desejam deixar Israel devido ao conflito iniciado no último sábado (7), o governo federal mobilizará um total de seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
No domingo (8), o primeiro avião partiu de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Na manhã desta terça-feira (9), a aeronave pousou na Itália, onde obteve autorização para resgatar os brasileiros na área de conflito em Israel. A decolagem de volta está prevista para às 4h40 (horário de Brasília) de terça-feira.
Leia mais:
Hamas diz estar aberto a negociar trégua com Israel
Sobe para 1,7 mil o número de brasileiros em Israel que procuram Itamaraty
Serão enviados dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada; dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada; e mais duas aeronaves cedidas pela Presidência, com capacidade para 40 passageiros cada.
Veja o cronograma dos cinco voos que vão repatriar pelo menos 900 brasileiros:
1º voo (KC-30): 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto de Brasília. Pousa em 11 de outubro;
2º voo (KC-30): 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto do Galeão. Pousa em 11 de outubro;
3º voo (KC-390): 60 passageiros, viagem com parada em Tel Aviv, Lisboa, Ilha do Sal, Recife e Guarulhos. Pousa em 13 de outubro;
4º voo (KC-30) 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto do Galeão. Pousa em 13 de outubro;
5º voo (KC-30) 210 passageiros, viagem sem escalas, de Tel Aviv ao aeroporto do Galeão. Pousa em 14 de outubro;
Ainda não há informações detalhadas sobre o sexto vôo.
O plano do governo federal, nesse primeiro momento, é resgatar 900 brasileiros. A partir do próximo domingo (15), as autoridades brasileiras vão iniciar uma nova logística para buscar as pessoas que não tiverem sido resgatadas nos primeiros cinco voos.
Segundo o governo brasileiro, há 1,7 mil brasileiros que demonstraram interesse na repatriação. Do total, a maioria é formada por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.