27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Presidente do STF rebate Musk: “Empresas que operam no Brasil estão sujeitas à Constituição”

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou em nota nesta segunda-feira (8/4) que o tribunal “atuou e continuará a atuar na proteção das instituições”, e que “toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal”.

A manifestação do ministro é uma resposta às postagens do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), que no fim de semana postou vários ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes, e questionou a existência de uma suposta “censura” no país.

A nota de Barroso diz:

“O Supremo Tribunal Federal atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras.

O inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais”.

A nota não cita o episódio entre Musk e Moraes diretamente, mas mas diz que decisões judiciais podem ser contestadas, mas não desrespeitadas. Ela continua:

“Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil”.


Leia mais:

Ministro do STF inclui Elon Musk como investigado no inquérito das milícias digitais

Presidente do STF, Barroso diz nos EUA que Brasil “chegou perto do impensável”


Na polêmica do fim de semana, Elon Musk chegou a afirmar que passaria a descumprir ordens judiciais do STF que bloqueiam, no Brasil, o acesso a perfis de investigados por atos antidemocráticos. Ele também disse que poderia vir a fechar o escritório brasileiro do X.

Em resposta, Moraes publicou decisão incluindo Musk no inquérito das milícias digitais.

As postagens de Musk provocaram diversas reações contrárias de membros do governo: o relator da PL das Fake News que tramita no Congresso, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que o bilionário “atacou a soberania do Brasil”.

Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chamou as manifestações de Musk de “ataque” e disse que o empresário acumula bilhões de reais ‘muitas vezes apoiando regimes antidemocráticos ou fazendo campanhas por golpes e se enriquecendo com a situação’.

Por outro lado, as militâncias bolsonaristas apoiaram as postagens de Musk: o próprio Jair Bolsonaro afirmou no domingo, em live com dois dos seus filhos, Eduardo e Carlos,  que tem “forte apoio fora do Brasil”, referindo-se ao bilionário.

Leia abaixo a nota de Barroso na íntegra:

Manifestação do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luís Roberto Barroso

Como é público e notório, travou-se recentemente no Brasil uma luta de vida e morte pelo Estado Democrático de Direito e contra um golpe de Estado, que está sob investigação nesta Corte com observância do devido processo legal.

O inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais.

O Supremo Tribunal Federal atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras.

Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil.

*Com informações de UOL e Metrópoles

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -