O prefeito Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, da cidade de Araucária, Paraná, que ficou famoso quando foi divulgado o seu casamento com uma adolescente de 16 anos, exonerou nesta quarta, 26, a sogra e a tia da sua esposa após anúncio do Ministério Público de que investigaria suspeitas de nepotismo envolvendo a prefeitura.
Dehaini casou com Kauane Rode Camargo em 12 de abril, um dia após ela completar 16 anos. No dia seguinte, ele nomeou a sogra, Marilene Rode, como secretária de Cultura e Turismo do município. A exoneração de Marilene foi publicada hoje no Diário Oficial.
Leia mais:
No PR, prefeito de 65 anos casa com adolescente de 16 e dá cargo à sogra
No AM, 68 adolescentes são apreendidos por ameaças de ataques a escolas
Elizangela Rode, tia da adolescente, também foi exonerada. Ela era secretária de Planejamento. Ontem, a prefeitura defendeu as nomeações de ambas para seus cargos; já hoje, a administração municipal agradeceu o “comprometimento” das duas e informou que Elizangela segue na secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos.
O Ministério Público do Paraná informou que tem “procedimentos em andamento” para investigar suspeitas de nepotismo na prefeitura. Duas filhas de Dehaini e sua ex-mulher também trabalham na prefeitura, e a vice-prefeita Hilda Lukalski Seima é ex-cunhada de Dehaini.
O prefeito já chegou a ser apontado como chefe de um esquema internacional de tráfico de drogas por uma CPI em 2000. Ele foi inocentado pela Justiça em 2010. Ontem, ele informou ao diretório estadual do partido Cidadania o seu desligamento da legenda, sem informar motivo.