29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

PIB do Brasil cresce 0,8% no trimestre e tem alta de 2,5% em um ano

Publicado em:

- Anúncio -

A economia brasileira avançou 2,5% no primeiro trimestre de 2024, ante o mesmo período do ano passado, segundo dados revelados nesta terça-feira (4/6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em relação ao último trimestre de 2023, quando a economia nacional ficou estagnada, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,8%.

O PIB é a soma de todos os bens e produtos finais da economia brasileira.

Após dois períodos de estagnação, o PIB trimestral voltou a crescer. Entre janeiro e março, a economia brasileira avançou 0,8% ante os últimos três meses do ano passado. A variação interrompe a sequência de dois trimestres consecutivos de estabilidade da atividade econômica.


Leia mais:

Produtos gaúchos: campanhas incentivam a compra de itens fabricados no RS para recuperação da economia local

PIB do Amazonas cresce 2,19% no 4º trimestre de 2023, com destaque para o setor industrial


Em valores correntes, o PIB brasileiro foi de R$ 2,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta do PIB foi de 2,5%. A variação no período compreendido entre abril e 2023 e março de 2024 é a menor desde o segundo trimestre de 2021, quando a economia saltou 2,4%. As bases de comparação consideram iguais períodos dos anos anteriores.

O resultado do PIB foi influenciado pelo bom desempenho do setor de serviços. Na comparação, o segmento avançou 3%, impulsionado pelas atividades de informação e comunicação, comércio e outras atividades de serviços.

Já o setor da agropecuária não repetiu o mesmo desempenho do início do ano passado: Houve retração de 3% do ramo na comparação com os três primeiros meses de 2023.

O resultado veio em linha com as projeções do mercado financeiro. Já esperado, o aumento do consumo doméstico é visto como determinante para a evolução do comércio e do consumo prestado às famílias nos primeiros três meses. Segundo expectativas, a economia crescerá cerca de 2% em 2024. Os dados mais recentes do Boletim Focus, que analisa as expectativas do mercado financeiro, apontam para o avanço de 2,05% da economia nacional neste ano. Já o último relatório do BC (Banco Central) prevê alta de 1,9% do PIB.

Porém, é esperado que a tragédia no Rio Grande do Sul tenha impacto negativo sobre o PIB a partir do segundo trimestre de 2024.

*Com informações de UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -