Na manhã desta quarta, 24/1, a Polícia Federal deflagrou a Operação Limite Virtual, para apurar suspeitas de vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. As equipes cumprem dois mandados de busca e apreensão deferidos pela Justiça Federal em Sobral, município no interior do Ceará.
A corporação detalhou que 15 policiais federais atuam na operação. O investigado é um morador de Sobral, e a PF apura indícios de crime de divulgação ilícita do conteúdo da prova nas mídias sociais.
Após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PF identificou o suspeito do crime.
Leia mais:
Senador quer proibição de questões com “viés ideológico” no Enem
Professora pernambucana tira mil na redação do Enem pela segunda vez
No ano passado, todos os candidatos precisaram escrever um texto argumentativo-dissertativo, em até 30 linhas, sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Segundo as investigações, o suspeito teria divulgado tema da redação com o caderno rosa do Enem, ainda durante a realização das provas.
O crime do suspeito pode se configurar em fraude em certame de interesse público, com penas que chegam a oito anos de prisão.
*Com informações de Metrópoles