A Polícia Federal no Paraná realizou nesta segunda-feira (21/10), a Operação Circe, no combate a organização criminosa atuante na importação, transporte e comercialização de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. A operação contou com o apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron-PR) da Polícia Militar do Estado.
Os agentes cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama/PR, nos municípios de Terra Roxa/PR, Iporã/PR, Palotina/PR e Jesuítas/PR.
Os agrotóxicos proibidos eram retirados de sua embalagem original e reembalados em invólucros de outros produtos com a finalidade de ludibriar a fiscalização brasileira. O destino do produto ilegal era os estados da Bahia e Mato Grosso.
Leia mais:
Passageira é presa com 80 cápsulas de drogas no aeroporto de Brasília
STF rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito sobre vazamento de dados da PF
Os criminosos realizavam movimentação financeira nas transações da organização. A PF determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancárias no valor de até R$ 10 milhões, vinculadas a quatro investigados.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, importação, comércio e transporte de agrotóxicos em desacordo com as exigências da legislação vigente, além do crime de lavagem de dinheiro.