30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

PF aponta indício de plano de Silvinei para dificultar votos para Lula com blitz na eleição

Publicado em:

- Anúncio -

A Polícia Federal localizou imagens de um mapeamento de municípios onde o presidente Lula teve mais de 75% dos votos no primeiro turno da eleição presidencial em 2022, no celular da ex-diretora de Inteligência Marília Ferreira de Alencar, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esse mapa fez parte do relatório enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) que embasou a prisão do ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques, realizada em operação da PF.

Vasques é investigado pelas operações da PRF que ocorreram em 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições, especialmente em estados do Nordeste onde Lula liderava nas preferências de votos. Ele foi preso hoje por suposta interferência do órgão no pleito eleitoral.

Marília participou da Operação Eleições, em que blitz foram realizadas no dia do segundo turno, atrasando a chegada de eleitores nos seus locais de votação.


Leia mais:

Ex-diretor da PRF é preso por suposta interferência no 2º turno das eleições

8 de janeiro: PGR pede condenação de 40 envolvidos


As imagens desse mapeamento foram utilizadas em reunião com Vasques, então diretor da PRF, e com o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

Marília prestou depoimento à PF e relatou que pediu a extração dos dados dos dois candidatos para confrontar com “partidos políticos dos respectivos prefeitos de cada município do Brasil inteiro, o que poderia caracterizar indicativo de compra de voto a depender do informe recebido”.

Também em depoimento à PF, um analista de inteligência da coordenação-geral de Inteligência do ministério afirmou que recebeu a tarefa de Marília Ferreira de Alencar para levantar as cidades que concentrassem votação superior a 75% para os candidatos que concorreriam ao segundo turno, ou seja, Lula e Jair Bolsonaro (PL). As blitz, segundo esse analista, deveriam ter como foco cidades e arredores onde o petista tivesse maior porcentagem de votos. Ele disse:

“Que as ações da PRF seriam blitze em municípios ou próximas a municípios nos quais o então candidato Lula tivesse votação acima de 75%”.

Esses indícios fizeram parte do relatório encaminhado ao STF. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a operação e a prisão de Silvinei Vasquez por ver conduta “gravíssima” e “ilícita”, e que a liberdade de Silvinei poderia “comprometer a eficácia das diligências”.

Silvinei Vasques foi preso em Florianópolis (SC) e encaminhado na tarde de hoje à sede da PF em Brasília. Celulares, computador e passaporte dele foram apreendidos.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -