As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

PF deflagra operação para prender brasileiros que teriam ligação ao grupo Hezbollah

PF deflagra operação para prender brasileiros que teriam ligação ao grupo Hezbollah

Foto Agência Brasil

Foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (8), a Operação Trapiche, com o objetivo de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país com associação ao grupo Hezbollah, de acordo com o site Metrópoles.

Os alvos dos policiais nas cidades de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal, são os  terroristas ligados ao Hezbollah e que planejavam ataques no Brasil, os quais seriam realizados em prédios da comunidade judaica no país.


Leia mais:

Ucrânia é aprovada para aderir ao bloco econômico da União Europeia

VÍDEO: Aumenta o número de palestinos que fogem do norte de Gaza


 

A PF cumpriu dois mandados de prisão temporária em São Paulo e 11 de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte. Um dos alvos foi preso no Aeroporto de Guarulhos quando desembarcava de viagem que teve como origem o Líbano.

As penas máximas dos investigados podem chegar a 15 anos e 6 meses de reclusão, caso seja comprovado que os envolvidos participem ou integrem organização terrorista. O cumprimento da sentença se dá inicialmente em regime fechado, independentemente de trânsito em julgado da condenação

Os crimes previstos na Lei de Terrorismo são equiparados a hediondos, considerados inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto.

Balanço da ação:

  • MG: sete mandados de busca e apreensão cumpridos
  • DF: três mandados de busca e apreensão cumpridos
  • SP: um mandado de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária cumpridos

O que é Hezbollah

O Hezbollah é uma organização libanesa que surgiu durante a guerra civil naquele país, na década de 1980. Influenciado pelo Irã e apoiado pela Síria, o grupo concentra-se na resistência contra Israel e na promoção da influência xiita no Oriente Médio.

A organização surgiu em resposta à ocupação israelense do sul do território libanês. Apoiado pelo Irã, o Hezbollah se tornou uma força de resistência contra Israel. Sua ala militar é considerada uma das mais poderosas da região e lançou ataques contra alvos israelenses.

*com informações Metrópoles