Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como igreja do ouro, desabou na tarde desta quarta-feira (5/2), no Centro Histórico de Salvador. Uma turista de 23 anos morreu na tragédia, e outras pessoas ficaram feridas. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).
😮IMPRESSIONANTE!
Uma pessoa morre em desabamento de igreja em Salvador
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/cfaPfepj1j
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 5, 2025
O desabamento ocorreu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco. O coordenador da Defesa Civil de Salvador, Sósthenes Macedo, informou que todo o espaço central da igreja cedeu, causando sobrecarga na estrutura superior do teto. Parte dos bancos destinados à assembleia durante as missas ficou coberta pelos destroços de madeira.
Leia mais
Deslizamento na Redenção: Prefeitura e Defensoria assinam acordo para ajudar famílias afetadas
Incêndio no Fuxico: Famílias de 4 casas são retiradas das proximidades do local, diz Defesa Civil
Além dos bombeiros e da Defesa Civil, equipes da Polícia Militar também estão no local auxiliando nos resgates. Até o momento, apenas uma morte foi confirmada. Sobre a vítima, foi divulgado apenas que ela era moradora de São Paulo, mas seu nome e o dos demais feridos ainda não foram informados.
A igreja já apresentava problemas estruturais há anos. Visitantes relatam que o teto mostrava sinais de desgaste, as pilastras estavam sem reboco, e o piso estava quebrado e desnivelado. Em 2023, os pátios da Igreja de São Francisco foram fechados devido ao risco de queda do pináculo direito, uma estrutura de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia.