Pesquisa do instituto PoderData divulgada nesta segunda, dia 2, revela que 55% dos brasileiros não querem ter arma de fogo em casa. O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26 de abril deste ano, com mais de 3 mil eleitores em 283 cidades por todos os 27 Estados da federação.
O levantamento ainda ponta que 33% dos entrevistados não têm armamentos, mas que gostariam de ter. 10% disseram já ter pelo menos uma arma de fogo em casa, e 4% não souberam responder.
Leia mais:
Pesquisa BTG Pactual: Lula registra 36% das intenções de voto, mas Bolsonaro diminui diferença
Arsenal é apreendido em rua na Compensa
A pesquisa do PoderData também informou que 62% dos brasileiros é contra o governo facilitar a compra de armas de fogo pela população. Já 33% defenderam a medida, enquanto 5% não responderam.
O levantamento também classificou as respostas por perfis. Os homens são maioria (45%) dentre os que apoiam a posse de armas, contra 22% das mulheres. No tocante à faixa etária, os jovens entre 16 e 24 anos são os que mais rejeitam a posse de armas: 74%. E dentre os entrevistados que consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro ótimo ou bom, 69% disse se considerar a favor à facilitação da compra de armas pelo governo. Dentre os que consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, a taxa cai para 14%.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Registro no TSE: BR-07167/2022.