Diversos peixes foram encontrados mortos no rio Seco, em Joinville, Santa Catarina. Na manhã desta segunda-feira (29/01), o local foi contaminado com ácido sulfônico. As águas ficaram tomadas por espuma após um caminhão tombar com o produto químico na SC-418, na Serra Dona Francisca.
Os animais foram encontrados pela Polícia Militar Ambiental. Os agentes chegaram a recolher e colocar alguns peixes, de diferentes tamanhos, em cima de pedras.
A contaminação do rio está sob investigação pela Polícia Civil, que instaurou um inquérito policial. Segundo o delegado-geral Ulisses Gabriel, a apuração visa esclarecer as circunstâncias que levaram à situação e as responsabilidades penais envolvidas. A delegada Tânia Harada, encarregada da investigação, informou que o local já passou por perícia e a empresa responsável pelo transporte foi identificada.
Leia mais:
VÍDEOS: Joinville-SC decreta emergência após acidente provocar vazamento de ácido sulfônico
Motorista de aplicativo é sequestrado em SP e se joga de carro: “Não sei como estou vivo”
Por conta do vazamento do produto químico que estava sendo levado pelo caminhão, a prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville instalaram um gabinete de crise e a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação.