Uma operação realizada em Pernambuco, apreendeu 169 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente por um homem em um ônibus interestadual. A fiscalização foi integrada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ação ocorreu após a interceptação do ônibus, no quilômetro 25 da BR-116, em Salgueiro–PE. Com o auxílio de um cão farejador, a PRF realizou a identificação de duas caixas de papelão no bagageiro do veículo. As caixas continham espécimes de bicudos (Oryzoborus maximiliani), curiós (Oryzoborus angolensis), caboclinhos (Sporophila bouvreuil), chorões (Sporophila leucoptera), um papa-capim-baiano (Sporophila nigricollis) e um caboclinho-de-sobre-ferrugem (Sporophila hypochroma).
Leia mais:
VÍDEO: Dupla é presa com maconha, oxi e pássaros silvestres, no AM
VÍDEO: Influencer leva bicada violenta de pássaro dentro do olho durante caminhada
Três dos animais foram encontrados mortos devido às condições precárias de transporte, que incluíam falta de ventilação, de água e de alimento. As aves sobreviventes foram recolhidas e encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-PE), onde serão avaliadas e terão a chance de reintegração à natureza.
O homem que estava em posse das aves confessou ter adquirido os pássaros em Floriano –PI, e afirmou que pretendia revendê-los na feira de Caruaru–PE. O infrator foi autuado pelo Ibama e multado em R$ 439 mil reais.
Além de responder por crime ambiental, conforme os artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98, e ser multado, ele foi autuado por maus-tratos devido às condições degradantes em que os animais foram encontrados.