Novos alertas de onda de calor e baixa umidade foram emitidos para grande parte do país, inclusive o Tocantins. Em Palmas, a temperatura fica na casa dos 39ºC nos próximos dias.
Em agosto, a onda de calor, que também foi alertada pelos órgãos de meteorologia, “pegou leve” com o Tocantins e o estado teve até algumas semanas chuvosas fora de época.
Os alertas
O Tocantins inteiro está sob alertas climáticos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia:
- Alerta laranja para onda de calor: Esse alerta começou nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 24 de setembro. Atualmente, a previsão de risco é maior para a região central, oeste e sudoeste do estado. O aviso diz que a temperatura pode chegar a 5ºC acima da média e há risco para a saúde.
- Alerta laranja de baixa umidade: O segundo alerta também representa grau de perigo, mas nesse caso é de baixa umidade. As regiões mais afetadas serão a parte leste e sudeste do estado, além de parte do centro do Tocantins. A umidade relativa do ar deve variar entre 20 e 12%, provocando risco de ressecamento e desconforto nos olhos, boca e nariz. Esse aviso vale até o fim do dia.
- Alerta amarelo para baixa umidade: O último aviso do Inmet também é para baixa umidade e vale para praticamente todo estado. Esse aviso é mais longo, valendo até o dia 21 de setembro.

Entenda a onda de calor
- A atuação de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina impedirá o avanço de frentes frias pelo país nos próximos dias, com exceção do estado do Rio Grande do Sul.
- Isso resultará em uma longa sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esta época do ano na maior parte do país.
- O calor será persistente e intenso, especialmente em áreas como o interior de Santa Catarina, o estado do Paraná, grande parte da Região Sudeste, o Centro-Oeste, o interior do Nordeste e em estados como Rondônia, Tocantins.
- Áreas do centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas também serão afetadas.
As recomendações para a população, em todos os casos, são:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas não são recomendadas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Em casos de emergência procure a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Deixe seu comentário