Uma onda de calor intensa deve atingir o país nos próximos dias, com máximas na casa dos 40°C, de acordo com a Climatempo. Será o terceiro mês seguido com marcas extremas de temperatura em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes históricos.
Já a partir de amanhã, 9, são esperadas subidas na temperatura por boa parte do país. O ar frio das madrugadas perderá força, e os dias serão mais quentes, principalmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso.
Leia mais:
Mais de 300 pinguins são encontrados mortos em praias após ciclone
Vídeo: Macacos tentam fugir do calor em Manaus
O fenômeno poderá durar até cinco dias, estendendo-se pelo fim de semana, com duração maior do que a recente onda de calor em setembro. No sábado (11), as temperaturas podem chegar a 47ºC em áreas de Mato Grosso do Sul e ficar acima de 42ºC em Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Partes na região Sul e Sudoeste também serão atingidas pela onda de calor.
No entanto, a previsão para o fim de semana é de calor para quase todas as regiões do Brasil. Espera-se que o calor aumente ainda mais na segunda-feira (13), com foco no Espírito Santo, leste de Minas Gerais e em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).