26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Mulheres são autoras de 8 das 12 redações com nota máxima do Enem

Publicado em:

- Anúncio -

Ao todo, 12 participantes alcançaram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Além disso, um dos participantes é da rede pública, localizado no estado de Minas Gerais (MG).

As redações com nota mil foram registradas nas seguintes cidades: Araçatuba (SP), Baraúna (RN), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Jaguaribe (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Virginópolis (MG).

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, (13/1), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre os 12 estudantes que obtiveram a nota máxima, a maioria é mulher, com oito redações alcançando os mil pontos. Entre esses estudantes, está a brasiliense Melissa Goelzer, de 19 anos. Moradora da Asa Norte, a jovem sonha em cursar medicina.

“Foi uma surpresa completa. Eu estava com muito medo de tirar uma nota ruim, porque foi um tema um pouco difícil de desenvolver. Eu descobri enquanto estava na praia e eu estava achando que o site não ia abrir, porque ele trava por muito tempo. Quando eu abri só vi o mil na minha cara, eu tomei um susto, já gritei para minha mãe e todo mundo começou a me abraçar”, diz Melissa ao G1.

Outra estudante incluída nesse quantitativo é a Sabrina Ayumi Alves, de 18 anos, de Araçatuba, única candidata do estado de São Paulo a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

“Não tinha como saber como eu tinha ido na prova, mas eu me senti bem depois de fazer. Quando eu fui olhar a nota, eu só pensava que queria tirar mais de 900. Eu fiquei muito feliz, nem acreditei e perguntei ‘será que é verdade?’. Eu fiquei bem emocionada”, lembra Sabrina, ao G1.

No total, 4.483 participantes da rede pública atingiram notas entre 950 e 980 na redação e 215 alcançaram pontuações entre 980 e mil.


Saiba mais: 

Meta responde AGU sobre fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram

Embaixadora do Brasil vai representar o país na posse Trump


 

Taxa de presença

Os dados mostram também que houve um aumento na taxa de presença em relação aos dois anos anteriores: dos 4.325.960 inscritos confirmados em 2024, 73,5% compareceram às provas, enquanto 26,5% se ausentaram.

Esse número representa uma melhora em comparação com as edições de 2023 e 2022. No ano passado, a taxa de presença foi de 71,9%, com 3.934.242 inscritos, e em 2022, o índice foi de 71,7%, com 3.476.105 participantes confirmados. Já em relação aos estudantes que tiraram na máxima na redação, há uma queda razoável em relação ao 2023, quando 60 candidatos alcançaram a nota 1.000.

*Com informações de Agência Gov

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -