26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Morte de menina por ameba “comedora de cérebro” é investigada no Ceará

Publicado em:

- Anúncio -

A Secretaria da Saúde do Ceará investiga a morte de uma menina de 1 ano e três meses, em Caucaia (CE), que teria sido infectada por uma ameba da espécie Naegleria fowleri, conhecida como ”comedora de cérebro”. A bebê desenvolveu uma doença chamada de ”meningoencefalite”, causada pelo protozoário.

Ela deu entrada em 12 de setembro em uma UBS apresentando febre alta e dor de garganta, sintomas que levaram os médicos a acreditarem que seria uma amigdalite. Com o passar dos dias o estado de saúde da bebê piorou, com vômitos e dor de cabeça intensa. Ela foi transferida para o hospital Albert Sabin, em Fortaleza, onde foi confirmada a morte sete dias depois.

O serviço de verificação de óbitos realizou uma necropsia na menina, a pedido da família, e identificou a presença da ameba por meio de um tecido cerebral em uma lâmina.

A equipe de patologistas, então, foi até a casa onde morava a bebê, na zona rural de Caucaia. Após coletas, foi encontrado o protozoário na cisterna da residência da família.


Leia mais:

No México, surto de bactéria Klebsiella provoca mortes de 13 crianças; Autoridades emitem alerta epidemiológico

Na China, ameba “comedora de cérebro” provoca morte de mulher


Nenhum outro familiar apresentou sintomas. Segundo o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Antonio Lima Neto, uma das hipóteses é que a criança tenha aspirado pela narina a água contaminada durante o banho. Agora, o órgão estadual aguarda um laudo oficial confirmando a causa em conjunto com o Ministério da Saúde.

A infecção por esse tipo de ameba é considerada rara. Em humanos, a ameba entra pelo nariz, chega até o cérebro e ataca os tecidos do órgão, podendo desencadear quadros graves de meningoencefalite amebiana primária (MAP).

Esse protozoário é comumente encontrado em água doce poluída ou limpa, como rios, pequenas coleções hídricas, rede pública de abastecimento e piscinas. Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), apenas quatro em cada 154 pessoas nos Estados Unidos sobreviveram a uma infecção por ameba comedora de cérebro.

A infecção não pode ocorrer ao se beber a água contaminada com esta ameba: Ela só acontece quando a água contaminada pelo protozoário entra em seu nariz, informa o CDC.

*Com informações de UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -