Na manhã da última sexta-feira (13/12) no Rio de Janeiro, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) recebeu a visita do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. O magistrado ministrou um seminário de defesa pessoal e jiu-jitsu aos policiais e convidados.
O aulão de jiu-jitsu do ministro faixa-coral, reuniu policiais do batalhão e alunos do projeto social Maré Top Team, que vem levando técnicas e ensinamentos da arte suave a jovens moradores do Complexo de Favelas da Maré.
A postagem do evento foi compartilhado nas redes sociais do Bope. O ministro do supremo é mestre na arte marcial, atingindo o 8° grau, faixa vermelha e branca, concedida pelo grão-mestre Osvaldo Alves de 9º grau, faixa vermelha.
Luiz Fux prometeu visitar o projeto Maré Top Team, que fica dentro do 22º Batalhão da Polícia Militar, às margens do Complexo da Maré.
Leia mais:
Ministro Luiz Fux autoriza compra de medicamento para Aids
Bets: Ministro do STF determina medidas para impedir apostas com recursos do Bolsa Família
A ideia de abrir as portas para a implementação do programa de jiu-jitsu veio do comandante do 22º batalhão, o tenente-coronel PM Corbage, parceiro da Legião da Boa Vontade (LBV) e entusiasta das lutas como ferramenta de inclusão social.
Atualmente o projeto Maré Top Team, liderado pelo faixa-preta Douglas Gentil, possui 42 alunos inscritos, com aulas às terças e quintas-feiras, nos horários da manhã, às 10h, e tarde, às 15h. Faixa-preta de jiu-jitsu, o cabo PM Walace Leão é o responsável pela coordenação das aulas no batalhão.