O Ministério da Saúde barrou hoje diretriz contra o uso do chamado “kit Covid” no SUS (Sistema Único de Saúde). O secretário de Ciência e Tecnologia da pasta, Hélio Angotti, foi o responsável por brecar a publicação do documento, e sua decisão foi assinada e publicada no Diário Oficial da União desta sexta.
Veja mais:
Ministério da Saúde vai incluir CoronaVac no plano nacional de vacinação
Ministério da Saúde reduz período de isolamento para recuperados da covid
Agora, sociedades médicas e especialistas já se organizam para apresentar recurso ao ministério contra o arquivamento do texto, que deve ser encaminhado direto ao gabinete do ministro Marcelo Queiroga. Caso ainda assim não consigam reverter o veto, elas já falam em recorrer à justiça.
Em postagem no twitter, Carlos Lula, presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), chamou a decisão de “Um absurdo sem tamanho. Um Ministério da Saúde contra a ciência. Inacreditável”.
O Governo tem até 24 de janeiro para apresentar ao STF (Supremo Tribunal Federal) posição sobre as diretrizes para tratamento de Covid. “Diante do expressivo aumento de casos de Coivd-19 em decorrência da variante Ômicron, é inaceitável que o Brasil ainda não tenha tais diretrizes em vigor”, disse o Conass.
O “kit Covid” é composto de ivermectina e hidroxicloroquina, dois medicamentos que não têm eficácia contra Covid.
Via Folha de S. Paulo.
Acompanhe nossas redes sociais