O influenciador fitness Renato Cariani, indiciado por tráfico de drogas, fez uso de “nomes de crianças” para fraudar a compra de hormônios de crescimento, e aparentemente tinha “amigos policiais” que poderiam protegê-lo de investigações. É o que indicam mensagens de WhatsApp anexadas ao inquérito que embasou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra ele.
Renato Cariani, Roseli Dorth, Fabio Spinola Mota, Andreia Domingues Ferreira e Rodrigo Gomes Pereira viraram réus na Justiça paulista, na última semana, denunciados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. Segundo o MPSP, por seis anos eles desviavam produtos químicos para a produção de até 15 toneladas de cocaína e crack prontos para consumo, por meio da empresa Anidrol, da qual Cariani é sócio.
Os diálogos por WhatsApp foram obtidos pela Polícia Federal (PF). Um deles é utilizado pelos investigadores para comprovar a relação antiga entre Cariani e Fabio Mota, apontado como o elo do grupo com traficantes e como o responsável por criar o e-mail utilizado pelo influencer para justificar as negociações com a AstraZeneca. A farmacêutica foi quem fez a denúncia contra os indiciados, e negou ter feito qualquer transação com a empresa de Cariani.
Leia mais:
PF conclui inquérito e indicia influencer fitness, Renato Cariani, por tráfico de drogas
Jogo do Tigrinho: Influencers são investigados por lavar R$ 14 mi
Em um diálogo destacado pela PF, ocorrido em julho de 2017, Cariani pede ajuda para uma parceira de negócios para conseguir receitas médicas para comprar Norditropin, mais conhecido como “GH”, que é um hormônio de crescimento, com desconto. “Amiga, consegue dois nomes de crianças com os dados dos pais para mim, por favor. Preciso comprar mais daquele medicamento”, escreve Cariani. “Consigo, sim”, responde a interlocutora.
Em outra troca de mensagens, com sua sócia em 2018, Cariani foi alertado por sua sócia sobre uma vistoria da Polícia Civil em outra empresa química. A parceira de negócios o informa sobre os documentos que precisará apresentar sobre a empresa, como alvará e autorizações da Polícia Federal e Civil. O influencer a tranquiliza: “Não se preocupe que tenho amigos lá”.
Veja abaixo:
Com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube, Renato Cariani é um dos mais conhecidos influenciadores fitness do país. Ele ficou famoso por mostrar projetos fitness com famosos como Danilo Gentilli e MC Daniel. Ele diz que é inocente das acusações.
*Com informações de Metrópoles