29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Me sinto definhando”, diz Evaristo Costa ao confirmar diagnóstico de doença de Crohn; saiba sobre a condição

Publicado em:

- Anúncio -

O jornalista Evaristo Costa deu uma entrevista ao podcast PodCringe e falou que foi diagnosticado com doença de Crohn. O apresentador disse que chegou a perder 23 quilos em 3 semanas por causa da doença.

Ele disse:

“As vezes as pessoas falam assim, ‘que legal, você tá bem magrinho, barriga chapada’. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu tô todo desregulado ainda por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou.

Evaristo acrescentou:

“Eu me sinto definhando, é como eu defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideais e estou sempre com a imunidade baixa”.

Evaristo Costa deixou a TV Globo em 2017. Na entrevista, ele confirmou que foi diagnosticado com a doença em 2021. O jornalista tem 48 anos de idade.


Leia mais:

Entenda o que é broncopneumonia, doença que causou a morte de Silvio Santos

Ex-Menudo Adrián Olivares morre aos 48 anos por doença de Chron


Ele também detalhou que não pode ficar doente, pois qualquer pequena enfermidade pode se tornar um sério problema de saúde:

“Uma gripe pode virar uma sepse, uma infecção na perna pode virar uma celulite. Na última vez tive infecção nas amígdalas, ela se transformou numa sepse. A imunidade baixa não é por causa do Crohn, é uma consequência”.

Ele concluiu:

“É uma doença que é possível você colocá-la em remissão. Não recebi nenhum diagnóstico de uma doença terminal. Posso colocá-la em remissão e posso viver normalmente, mas ainda não aprendi a lidar com ela. Ainda não encontramos o remédio certo para estabilizá-la”.

O que é a doença de Crohn?

É uma inflamação crônica que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal. Médicos ainda não conseguiram determinar a causa, mas ela é provavelmente provocada por desregulações no sistema imunológico do paciente.

Segundo a Biblioteca Virtual de Saúde, os sintomas da doença de Crohn incluem diarreia, cólicas abdominais, febre frequente e, por vezes, sangramento retal. Perda de apetite e consequente perda de peso também são comuns.

O diagnóstico da doença de Crohn é geralmente realizado por meio de exames de imagem, como raio X e endoscopia, além de exames de sangue.

A doença raramente é curada: Em geral, o paciente passa a ter ciclos de piora e melhora do quadro. O tratamento costuma ser com medicamentos para reduzir os sintomas, controlar a inflamação e evitar complicações. Os mais adotados são imunossupressores e terapias biológicas.

Pacientes com casos mais graves podem precisar de intervenção: De acordo com a evolução do paciente, podem ser necessárias cirurgias para retirar partes do intestino quando há fístulas ou obstruções.

Com informações de Metrópoles

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -