A atriz e apresentadora Mamma Bruschetta, de 75 anos, precisou ser internada no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, após um engasgo.
A artista foi submetida a exames para diagnóstico. Segundo seu assessor, Thiago Nielsen, Mamma foi levada à UTI, realizou exames como tomografia e endoscopia, e pode receber alta amanhã. A informação foi dada à revista Quem.
Segundo ele, desde que Mamma fez uma cirurgia para tratar um câncer no esôfago, em 2019, ela tem engasgos com frequência. “Toda vez que ela engasga, ela broncoaspira. E pode causar pneumonia por aspiração (infecção pulmonar causada pela inalação de secreções da boca, de conteúdo estomacal ou de ambos). Essa que é a nossa preocupação”, disse.
Mamma Bruschetta descobriu o câncer de esôfago há cinco anos, quando se preparava para realizar uma cirurgia bariátrica, indicada para tratar casos de obesidade grave. Durante os exames necessários para o procedimento, uma endoscopia revelou um pequeno tumor de apenas 15 mm na junção entre o esôfago e o estômago.
Leia mais:
VÍDEO: ‘Mosquitinho’ destrói trenó do Papai Noel na Ponta Negra
VÍDEO: No RJ, mulher é baleada de raspão na cabeça enquanto toma banho de sol
Segundo Thiago, a decisão de fazer a redução de estômago foi essencial para identificar a doença precocemente.
“Ela colocou um balão para diminuir o estômago antes da cirurgia bariátrica, e foi durante esse processo que descobriram o câncer. Graças a Deus, o tumor estava em um estágio inicial e foi possível tratá-lo. Ela passou por radioterapia, quimioterapia e fez a cirurgia para a remoção do tumor. Apesar disso, como a localização do câncer era próxima à junção do esôfago com o estômago, ela passou a ter refluxos, o que ocasionalmente causa pneumonia”, explicou.
Em agosto de 2020, Mamma abordou sua luta contra a doença em um vídeo em seu canal no YouTube.