Por volta do meio-dia de hoje, dia 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Este é o município mais castigado pelas fortes chuvas que assolam essa região do estado desde o final de semana.
Pouco antes de desembarcar na cidade, o presidente sobrevoou as áreas atingidas num helicóptero do Exército.
Em São Sebastião, o petista se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB).
Leia mais:
Chuvas provocam danos e mortes em SP; ministro diz que situação é “grave”
VÍDEOS: Chuva causa mais prejuízos em zonas de Manaus
Lula passava o feriado de carnaval na Bahia, quando interrompeu sua folga e anunciou em suas redes sociais que visitaria as áreas atingidas pelas chuvas.
Até o momento, contabilizam-se 35 mortos em São Sebastião e uma morte em Ubatuba, devido às chuvas. Ainda há dezenas de pessoas sob escombros e vários trechos de rodovias se encontram interditados.
Pelo menos quatro ministros acompanham Lula na visita ao litoral paulista. Entre eles, os titulares da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Filho; e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.
O governo federal já anunciou o envio de agentes da Defesa Civil Nacional para ajudar na assistência das vítimas e no apoio às áreas afetadas. Além disso, reconheceu a situação de calamidade na cidade de São Sebastião, medida que facilita o envio de verbas e suporte federais para o local.