30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Lula critica plano de Trump de assumir Faixa de Gaza: “Não sei se EUA seria o país para cuidar”

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta quarta-feira (5/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a intenção do republicano de assumir a Faixa de Gaza e ainda acrescentou sobre a situação dos deportados do país norte-americano para o Brasil.

“Os Estados Unidos participaram do incentivo a tudo que Israel fez na Faixa de Gaza. Então, não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o de Israel, Netanyahu, e dizer: ‘Olha, nós vamos recuperar Gaza, vamos morar em Gaza’. E os palestinos, vão para onde? Onde é que eles vão viver? Qual é o país deles?”, questiona Lula.

Para o petista, a guerra na Faixa de Gaza é “genocídio”.

“O que aconteceu em Gaza foi um genocídio, e eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza. Quem tem de cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é ter uma reparação de tudo aquilo que foi destruído, para que possam reconstruir suas casas, hospitais, escolas, e viver dignamente com respeito”, acrescentou o presidente em entrevista a rádios.

Trump se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na terça-feira (4/2). Sobre isso, Lula também fez duras criticas ao encontro.

“É uma coisa praticamente incompreensível por qualquer ser humano. Eu acho que as pessoas precisam parar de falar aquilo que vem na cabeça e começar a falar aquilo o que é razoável”, declarou.


Saiba mais: 

Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU e diz que palestinos devem deixar Gaza

Imigrantes ilegais são enviados para a base de Guantánamo


 

Lula comenta situação de deportados

A situação precária dos brasileiros deportados pelos Estados Unidos no primeiro voo da era Trump também foi assunto para Lula.  

“Nós tratamos como repatriação, porque são companheiros e brasileiros que foram para lá à procura de uma vida melhor. Foram aceitos pelo governo americano”, frisou.

Outro ponto destacado pelo presidente foram as condições do traslado realizado pelos americanos na semana passada, quando 88 brasileiros chegaram algemados a Manaus e foram soltos por policiais federais brasileiros.

“Mais grave foi que o avião teve problema na pressurização. E aí as pessoas estavam acorrentadas para descer do avião, e eles queriam levá-las acorrentadas para Minas Gerais. Enquanto elas estão dentro do avião no território americano, são cidadãs que pertencem à política e à lei dos Estados Unidos. Mas, quando chegam ao território Nacional, e o avião abre a porta, são submetidos à legislação brasileira”, pontuou.

“Vamos cuidar com muito carinho. Importante lembrar que não é um problema do Trump”, disse.

Trump e o Brics

A decisão de Trump de impor tarifas a países e ameaçar taxar em 100% o Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, foi um ponto forte falado por Lula.

Lula critica plano de Trump de assumir Faixa de Gaza.
Lula critica plano de Trump de assumir Faixa de Gaza

“Não é o mundo que precisa dos EUA; os EUA também precisam do mundo […] Os Estados Unidos, a vida inteira, foram vendidos como se fossem o símbolo da democracia mundial, se autodeterminou o juiz do planeta, uma fábula de dinheiro gasto com armamento todo santo dia”, destacou.

À ocasião, o presidente dos EUA exigiu que o grupo não substitua o dólar em transações comerciais.

“Sinceramente, nenhum país, por mais importante que seja, pode brigar com todo mundo todo o tempo. Ele tem de saber o seguinte: o Brics significa, praticamente, metade da população mundial; significa quase metade do comércio exterior desse mundo. E nós temos o direito de discutir a criação de uma forma de comercialização para que a gente não dependa só do dólar. Não foi o mundo que decidiu ou a hora que o dólar seria a moeda, foram os Estados Unidos”, aponta Lula.

*Com informações de Metrópoles.  

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -