O prefeito de Prata, no Triângulo Mineiro, tem repercutido nas redes sociais após uma iniciativa da prefeitura do município para combater o descarte irregular de lixo em áreas inapropriadas. Ele e sua equipe colocaram placas bem humoradas com mensagens para desencorajar os cidadãos a abandonar seu lixo.
“Aqui só joga lixo quem é corno assumido”, diz uma das placas, que tem gerado divertidos comentários na internet.
Pelo medo de ser corno ou não, o fato é que o prefeito Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, o Xéxeu, disse que a iniciativa já gerou resultados positivos. Ele afirmou à imprensa:
“Quando criamos as placas eu não imaginei que teria essa repercussão. O fato é que as pessoas trabalham o dia todo e não estão com paciência para ouvir discurso político, por isso decidimos usar do humor para conscientizar a população. O que eu tenho observado é que muita gente tem mudado a rota e passado próximo aos terrenos para ver se flagram algum ‘corno’ jogando lixo no local”.
A prefeitura identificou mais de 60 terrenos repletos de lixo. Para a a limpeza dos imóveis foram mobilizados seis funcionários, retroescavadeiras e outros maquinários necessários. O prefeito disse:
“Quando colocamos na ponta do lápis e multiplicamos por 12, esse é um dinheiro que poderia ser implementado em outros setores. Quando eu era criança, falávamos muito sobre não jogar lixo na rua, parece que hoje em dia as pessoas perderam essa noção. Essa é uma pauta que deve ser implementada em várias prefeituras e espero que nossa estratégia sirva de inspiração”.
Leia mais:
Após vários acidentes, população faz alerta para motoristas: “Pare, corno”
Vice-prefeito de Cuiabá é detido por descarte irregular de lixo
A prefeitura também criou o Ecoponto, para receber o lixo de forma regular funciona de domingo a domingo, das 6h às 18h. Ele espera que, com a iniciativa dando certo e contando com o apoio da população, outros ecopontos sejam criados em breve.
![](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/whatsapp-image-2025-02-10-at-13.webp)
Enquanto isso, até o momento as placas já serviram para criar muitos memes e ‘zoar’ os cornos de plantão. Espera-se que sirvam para conscientizar também, de forma divertida.
*Com informações de G1