A campanha “Novembrinho Azul”, criada pela Lei 14.694/2023 e aprovada pelo Congresso Nacional em setembro, tem como foco a prevenção de fatores de risco relacionados à saúde sexual e reprodutiva em meninos com até 15 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o texto, que foi oficialmente publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).
A partir de agora, anualmente durante o mês de novembro, serão realizadas ações educativas para reforçar a importância dos cuidados preventivos relacionados à saúde sexual e reprodutiva de meninos com até 15 anos de idade. Isso incluirá iniciativas como a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), o estímulo ao autoexame de testículos e consultas de rotina. O propósito central é reduzir a incidência de doenças na vida adulta, promovendo a detecção precoce e o tratamento de problemas congênitos.
Leia mais:
Governo propõe novas medidas para impedir o uso de celulares em presídios
Governo do AM recebe medicamentos e insumos do Ministério da Saúde para afetados pela estiagem
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em 2019, 88,3% das meninas e 85,2% dos meninos nessa faixa etária buscaram e receberam atendimento em unidades básicas de saúde. Esse dado reflete uma menor procura dos meninos, entre 13 e 15 anos, pelos serviços de saúde.
Nas medidas, está prevista a distribuição de material educativo abordando temas como dores abdominais, aumento testicular e a promoção da vacina contra o HPV. Além disso, haverá a capacitação de gestores do Sistema