O Ministério das Relações Exteriores tem realizado transferências bancárias para ajudar os brasileiros presos na Faixa de Gaza. Devido ao colapso local, a dificuldade na entrada de insumos tem sido constante, e o envio de dinheiro foi a saída encontrada para conseguir dar apoio ao grupo de brasileiros.
Segundo fontes coordenadoras do deslocamento dos brasileiros, o dinheiro tem sido para comprar alimentos e remédios. O valor recebido não foi informado pelo Itamaraty.
Hoje (15), cerca de 28 brasileiros aguardam repatriação no local. Doze estão em Khan Younes e 16 na região da passagem de Rafah, desses 14 são crianças, 8 mulheres e 6 homens. Todos estão aguardando autorização para atravessar a fronteira pelo Egito.
Leia Mais:
Professores exaltam o amor pela profissão
Filha de brasileira está entre reféns, diz família em contato com Israel
O avião enviado na última quinta-feira, (12), especificamente para resgatar os brasileiros em Gaza, ainda segue em Roma, na Itália, aguardando apenas a autorização para seguir para o Egito. O governo brasileiro vem negociando a possibilidade de um corredor humanitário para a saída dos mesmos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já ligou para as autoridades palestinas, e para o presidente do Egito. O Itamaraty informou também não descartar a possibilidade de contato com o próprio Hamas para negociar a retirada dos brasileiros.
Fonte:CNN Brasil