Para facilitar o planejamento e a organização financeira dos motoristas neste início de ano, a Serasa preparou uma calculadora de custos de IPVA, imposto cobrado anualmente aos proprietários de veículos do país.
No Amazonas, o prazo para o pagamento da primeira parcela ou da cota única do IPVA 2025 varia de acordo com o final da placa do veículo. Para veículos com placas terminadas em 1, por exemplo, o pagamento da 1ª parcela se encerra no dia 31 de janeiro, e da cota única em 31 de março de 2025.
A ferramenta, disponível gratuitamente no site da Serasa (www.serasa.com.br ), permite que os consumidores se programem com os valores a pagar com base no modelo do seu veículo, no ano de fabricação e na alíquota de cada Estado.
Leia mais:
IPVA: Sefaz-AM disponibiliza link para solicitação do desconto do Bom Condutor
IPVA no Amazonas: confira o calendário de pagamento e os descontos disponíveis
Ao mesmo tempo, a Serasa também atualiza seu Guia Especial do IPVA com os dados de 2025. O documento digital, acessível gratuitamente pelo site da empresa, traz as principais dúvidas sobre o imposto, como as datas de vencimento por Estado, os percentuais de desconto para pagamento à vista (cota única), como consultar e pagar o IPVA e benefícios no formato de pagamento, à vista ou parcelado.
No material, especialistas em educação financeira da empresa compartilham orientações para organizar os gastos do início do ano e evitar que o imposto comprometa as finanças pessoais ou gere multas para motoristas esquecidos ou inadimplentes. Para conferir o conteúdo completo, acesse: Guia do IPVA da Serasa.
Como parcelar o IPVA?
Por meio de uma parceria com a Zapay, startup especializada no pagamento e parcelamento de débitos veiculares, a Serasa disponibiliza o aplicativo onde os motoristas podem verificar gratuitamente pendências automotivas, como multas, IPVA, licenciamento e taxas junto a todos os Detrans do país, tudo pelo celular.
Pelo aplicativo, disponível para download no Google Play ou App Store, a funcionalidade Minhas Contas permite:
Parcelamentos em até 12x: débitos veiculares podem ser pagos via Pix ou divididos no cartão de crédito em até 12x;
Alertas personalizados: notificações ajudam motoristas a não perder prazos de vencimento, evitando multas e problemas no licenciamento.