Nesta sexta-feira (09/02), termina o prazo de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”.
É permitida a inscrição em mais de um cargo no concurso, desde que os cargos pertençam ao mesmo bloco temático. A pessoa até pode trocar de bloco temático, se assim desejar, mas somente durante o período das inscrições. Será considerada válida apenas a última alteração realizada dentro do período.
O sistema destaca-se pela cobrança de uma única taxa de inscrição por candidato. Além disso, ao disputar múltiplas vagas, é necessário que o candidato estabeleça uma ordem de preferência entre elas, determinando assim a prioridade em eventual convocação, com base na pontuação obtida. Esse processo reforça o compromisso com a igualdade de acesso aos cargos públicos efetivos.
A prova será realizada simultaneamente em 220 cidades do Brasil no dia cinco de maio.
Leia mais:
Marinha abre concurso com 600 vagas na região norte
SISU 2024: Resultado definitivo será liberado nesta quarta-feira (31)
Pagamento
O prazo final para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) é o mesmo para todos: 16 de fevereiro. Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60. O pagamento da taxa deve ser feito apenas por meio da GRU, que pode ser paga no banco, ou via PIX, com o respectivo QR Code.