Um dos maiores patrimônios naturais do Brasil está sob grave ameaça. Um incêndio de grandes proporções já consumiu mais de 10 mil hectares da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. As chamas, que se alastram há quatro dias, são alimentadas pela seca severa e pela suspeita de ação criminosa. Brigadistas e aeronaves combatem o fogo, mas a situação é crítica.
De acordo com a CNN Brasil: o total afetado corresponde a mais de 10 mil campos de futebol. Equipes do ICMBio e do Ibama, além de bombeiros do estado, atuam na região para controlar a situação. Neste domingo (8), dois aviões devem ser colocados em operação.
De acordo com o governo federal, a região é atingida por “fogo subterrâneo”, que ocorre embaixo das raízes das plantas e é mais difícil de ser combatido.
Leia mais:
- Governo do AM realiza 13ª edição do ‘Governo Presente’ na Zona Leste de Manaus
- Governo do AM vai intensificar cirurgias ortopédicas nos hospitais de Manaus aos fins de semana
As equipes atuam encharcando as áreas com fogo e cavando trincheiras ao redor dos focos para impedir a propagação do calor.
A Polícia Militar de Goiás realizou a prisão em flagrante de três pessoas que estavam provocando os incêndios no interior do estado. Até este sábado (7), foram mais de 40 chamados.