A greve de pilotos e comissários de voo, aprovada e anunciada na última quinta, 15, teve início na manhã de hoje, 19. Há registros de pelo menos 9 voos atrasados em todo o Brasil. Os aeroviários reivindicam aumento de salários e respeito aos horários de descanso por parte das empresas aéreas.
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou que a greve pode atingir somente 10% dos funcionários das companhias aéreas.
Nesta manhã, foram registrados voos atrasados em Fortaleza, Brasília, Rio-Galeão e Belo Horizonte. Congonhas, Guarulhos, Rio-Santos Dumont, Viracopos e Porto Alegre também foram palco de paralisações.
Leia mais:
TST determina que 90% dos aeronautas trabalhem durante greve
Pilotos e comissários decretam greve para próxima segunda-feira
O Aeroporto Internacional de Manaus informou em nota:
“O Aeroporto de Manaus informa que, até o momento, não houve impacto na operação de voos no primeiro dia de paralisação dos pilotos e comissários, nesta segunda-feira (19), em Manaus. O terminal segue funcionando normalmente, contudo, a recomendação é que os passageiros consultem as respectivas companhias aéreas e confirmem seus voos antes de se deslocarem ao aeroporto”.
Henrique Hacklaender, diretor-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), informou que a categoria não recebe ganho real de salário há três anos.
A paralisação deverá ter como efeito, além de atrasos, cancelamento de voos e um efeito cascata que pode atrapalhar o tráfego aéreo pelo país.