34.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Governo suspende boletim sobre óbitos na Terra Indígena Yanomami

Publicado em:

- Anúncio -

O Governo Federal suspendeu os informativos com dados sobre o aumento de mortes na Terra Indígena Yanomami. O último boletim é de dezembro, com uma atualização de fevereiro deste ano, mas que só traz o balanço das mortes de 2023. Até agora não há dados de 2024.

Segundo os dados, 363 indígenas morreram no território no ano passado. Esse número representa um aumento de 6% em relação a 2022, quando foram registradas 343 mortes na terra indígena.

Em janeiro deste ano, uma operação do governo, com visitas ao território, foi realizada. À época, foi prometida uma ação permanente na terra indígena, que virou alvo de comoção internacional quando, no começo de 2023, foi divulgada a situação dramática da população indígena, com a divulgação de cenas de pessoas mortas ou morrendo de desnutrição ou por doenças.

Desde então, porém, o governo suspendeu os boletins com dados da região, desde fevereiro.


Leia mais:

“Super drone” será usado para combater o garimpo ilegal nas terras Yanomami

Câmara aprova medida que destina R$ 1 bilhão para proteção dos Yanomami e combate ao garimpo ilegal


Em nota, o Ministério da Saúde disse que os boletins serão retomados em data futura, embora não tenha revelado o motivo da suspensão. O comunicado diz:

“O Ministério da Saúde divulgará em breve um balanço com dados atualizados sobre o povo Yanomami. Para garantir a precisão, os números passam por revisão das áreas técnicas das secretarias de Saúde Indígena (Sesai) e de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)”.

A Terra Indígena Yanomami foi demarcada há mais de 30 anos, e tem quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima e o Amazonas, na fronteira com a Venezuela. O garimpo ilegal continua um grave problema a assolar o território: Segundo um levantamento da organização Greenpeace, nos seis primeiros meses deste ano, o garimpo cresceu 6% no território. Entre janeiro e junho, o território teve 169,6 hectares destruídos pelo garimpo, o equivalente a 170 campos de futebol.

*Com informações do G1.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no X
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -