24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Governo aciona STF contra leis estaduais que fixam ICMS dos combustíveis

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a corte suspenda leis estaduais e do Distrito Federal que fixam alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis. Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou texto-base do projeto de lei que estabelece um teto para a cobrança do ICMS, que agora segue à sanção presidencial.

A ação impetrada no STF é assinada por Bolsonaro e pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco. Ela pede que o tribunal conclua pela inconstitucionalidade da política praticada pelos estados, e limite a alíquota do ICMS incidente sobre combustíveis à prevista para as operações em geral. Em alguns estados, a cobrança do ICMS sobre os combustíveis chega a 30%.


Leia mais:

Câmara dos Deputados aprova texto-base de teto para o ICMS

Guedes exige que governadores “botem a mão no bolso” para compensar isenção de ICMS


Governadores têm se mostrado contra a medida, pois estimam perda de arrecadação de cerca de R$ 100 bilhões – o ICMS é um imposto estadual.

Além de limitar a incidência do imposto sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo, o presidente ainda quer que os governadores reduzam as alíquotas estaduais cobrada sobre os combustíveis. Para isso, prometeu compensação por meio de uma PEC, que ainda terá que tramitar no Congresso.

Segundo o Governo Federal, a política praticada atualmente pelos estados acaba penalizando o consumidor final.

Com informações de G1 e UOL.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -