O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se manifestou sobre o caso de um homem negro que foi preso, mesmo sendo vítima de tentativa de homicídio. O autor do crime seria um homem branco. Leite determinou abertura de sindicância para investigar a abordagem realizada pela Brigada Militar, na manhã deste sábado (17/02), em Porto Alegre.
A informação foi publicada pelo governador no X (antigo twitter), e determinou, via Corregedoria da Brigada Militar, a “abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade”. O governador também disse que “reforça sua absoluta confiança na Brigada Militar e nos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança”.
Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da @brigadamilitar_ a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 17, 2024
Leia mais:
Homem negro sofre tentativa de homicídio, mas ao denunciar, é preso no lugar do agressor branco
VÍDEO: Em carnaval na BA, policial militar dá ‘voadora’ e agride folião
Entenda o caso
Toda a ação dos policiais foi gravada por pessoas que testemunharam a tentativa de homicídio que teria acontecido na manhã de hoje. Nas imagens, é possível ver um homem negro denunciando uma tentativa de homicídio por parte de um homem branco. Ele diz aos policiais da Brigada Militar que o homem branco tentou dar golpes de faca em seu pescoço.
Porém, é possível ver no vídeo que em nenhum momento os policiais abordam o homem branco. Toda a ação policial é contra o homem negro, que foi pressionado contra a parede por quatro policiais, algemado e colocado em uma viatura.
As testemunhas chegam a gritar para que os policiais se atentassem que o homem negro seria a vítima e o autor da solicitação de ajuda, mas os pedidos não são atendidos.
📌 Homem negro sofre tentativa de homicídio, mas ao denunciar, é preso no lugar do agressor branco
Veja maishttps://t.co/EDSRAksPu8
Reprodução: Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h ) pic.twitter.com/VXX1gBOPUY
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 17, 2024