De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 20 estados do Brasil podem registrar pancadas de chuvas fortes nesta quarta-feira (8/1). As regiões mais afetadas partem do Amapá a São Paulo, segundo o órgão. Foram emitidos alertas para as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste.
Acre, extremo oeste do Amazonas, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Ceará, Piauí e Tocantins, também sentirão fortes chuvas. São esperados aguaceiros com 30 e 60 mm/h, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h, que podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Uma parte mais ampla do Amapá, Amazonas, Roraima, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul, emitiram alerta amarelo, com chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h.
Leiam também:
Alerta de temporais: Inmet aponta fortes chuvas no Brasil
Falta de energia em Manaus, causada pela chuva, afeta fornecimento de água em vários bairros
Alerta Amarelo
O Inmet também divulgou um alerta amarelo (ilustra a área do aviso para as chuvas intensas), com chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, que inclui uma parte mais ampla das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
O Climatempo informou que há alto potencial para transtornos entre o Espírito Santo, o norte e interior de Minas Gerais e nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
Zona de Convergência do Atlântico Sul
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um fenômeno meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuvas intensas e frequentes nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
O Inmet informou que o fenômeno está ativo e é o responsável pelas chuvas fortes no Brasil, além do tempo nublado