Nos dias 9 e 10 de julho, a praça Dom Pedro II, localizada na rua Bernardo Ramos, Centro, sediará uma nova edição da Feira do Paço, tradicional feira de rua que reúne música, artes e gastronomia em um único espaço para toda a família.
O evento possui entrada gratuita e acontece das 16h às 22h, tanto no sábado (9), como no domingo (10). Durante os dois dias, a feira contará com atrações de dança e teatro, como a Quadrilha Tradicional Brotinhos de Petrópolis, Ciranda Emoção do Armando Mendes, Trupe de Palhaços e Centro Cultural Barravento, com atividades circenses.
Veja também:
Vídeo: ciclofaixa em Manaus pode ser implantada até o final deste ano
Entre as atrações musicais, se apresentam no sábado o cantor Nicolas Jr e o trio Agenor, Agostinho e Léo. No domingo, é a vez do grupo Casa de Caba e do músico Rafael, integrante da banda Alaídenegão.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a feira faz parte do projeto “Marco Zero”, do Instituto Amazônia (IA), vencedor do Edital nº 006/2018 do concurso “Prêmio Manaus de Conexões Culturais”. O projeto foi selecionado em dezembro de 2019, porém, devido a pandemia da Covid-19, foi adiado.
“Em virtude do avanço da vacinação, retomamos os eventos, porém, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção, orientando, inclusive, para que o público e artistas locais atualizem a carteira de vacinação. Quanto à Feira do Paço, o público vai encontrar artesanato, teatro, música, dança, artes plásticas, gastronomia, espaço Kids, além da line-up do #SouManaus Passo a Paço 2022, que será anunciado na ocasião”, finalizou Oliveira.
Aberta ao público com diversas atrações para todas as idades, a Feira do Paço é uma feira cultural que abrange todas as formas artísticas; acontece desde 2016 no Centro Histórico de Manaus e volta a ser realizada agora, após dois anos devido a pandemia de Covid-19. A última edição do evento aconteceu em novembro de 2019.
O presidente do Conselho de Administração do Instituto Amazônia, Paulo Henrique de Castro, idealizador do projeto, conta que a Feira do Paço acontece desde 2016 e que tem a missão de dirimir o preconceito de que a cultura mais refinada se limita apenas a uma parcela isolada da sociedade.
“A feira cultural abrange todas as formas artísticas: música, dança, artes visuais, teatro, artesanato, gastronomia e muito mais. A Feira do Paço é uma vitrine dos resultados do projeto de resgate patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Amazônia, no Centro Histórico de Manaus”, concluiu.