O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rim na segunda-feira (26/2), no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, algumas horas depois de ser internado.
Segundo o hospital, a cirurgia transcorreu sem incidentes.
Leia a nota do hospital abaixo:
“O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.
A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”.
Leia mais:
Faustão é internado e deve ser submetido a novo transplante
Recém-nascido recebe primeiro transplante parcial de coração
Faustão passou por um transplante de coração em agosto de 2023. De acordo com familiares, já naquela época os rins do apresentador estavam comprometidos e ele estava passando por hemodiálise algumas vezes por semana. Ele ficou na fila por um transplante de rim por dois meses.
Na época em que fez o transplante cardíaco, Faustão era o segundo na fila de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado. No caso do transplante de coração é considerada a gravidade do quadro do paciente para definir a ordem de prioridades na fila.
O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras. A família doou o coração e outros órgãos do rapaz.
*Com informações de G1