Segundo a polícia, criminosos ligados a facção criminosa Comando Vermelho (CV) utilizaram uma estratégia inesperada para dificultar o avanço das forças de segurança, no Rioi de Janeiro. Eles espalharam óleo em uma das principais ladeiras da comunidade, fazendo com que o veículo blindado, mais conhecido como “Caveirão” derrapasse.
A cena aconteceu durante mais uma fase da Operação Torniquete, realizada na manhã desta quarta-feira (15/1) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio.
Câmeras de segurança flagraram o momento exato em que tudo aconteceu. Nas imagens, é possível ver o veículo “patinando” na ladeira até perder o controle e descer até o início da via atingindo pelo menos, dois veículos. Veja:
As imagens foram gravadas pelo cinegrafista Betinho Casas Novas, da TV Globo.
Ao longo da operação, além do óleo, a polícia encontrou barreiras feitas com trilhos de trem e outros objetos pesados, obrigando os policiais a usarem maçaricos e explosivos para liberar o caminho.
Um segundo vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar uma moradora que saía de casa após a operação para trabalhar, e escorregou nos resquícios de olho deixado no local pelos criminosos. Veja:
Leia também:
Cunhado de Carlinhos Maia, “Babal”; é levado à delegacia em operação contra “Jogo do Tigrinho”;
Operação Fronteira Mais Segura prende cinco pessoas no interior do Amazonas
Facção faz barricada
Os criminosos jogaram óleo no asfalto e montaram barricadas para impedir a megaoperação das polícias civil e militar, nesta terça-feira (14/01), com objetivo de desarticular o núcleo financeiro da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Até o momento, três pessoas foram baleadas, entre elas um policial do Bope. Entre os criminosos que estão sendo procurados estão Edgar Alves de Andrade, de 54 anos, conhecido como Doca ou Urso.
De acordo com a polícia, os principais alvos da operação são familiares e operadores do fundo financeiro da facção criminosa, conhecido como “Caixinha do CV”. A megaoperação conjunta no Complexo do Alemão contou com uma aeronave da Polícia Militar, 10 blindados e 12 batalhões, que cercaram a área.
A polícia tenta cumprir 14 mandados de prisão na comunidade após serem expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os 14 procurados também foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Operação contra facção
Sete suspeitos foram presos, incluindo quatro mulheres durante a operação realizada na manhã desta quarta-feira (15/1) no Rio de Janeiro. Um policial do Bope foi baleado no ombro durante confronto e dois suspeitos também foram atingidos. O objetivo da operação é cumprir 14 mandados de prisão contra membros do Comando Vermelho envolvidos no esquema financeiro conhecido como “Caixinha do CV”, que arrecadou milhões de reais para financiar atividades ilícitas, como tráfico de drogas, compra de armamentos e corrupção de agentes públicos.