Na noite deste domingo (12), o ministro da educação, Camilo Santana, anunciou em uma coletiva de imprensa que os gabaritos oficiais das provas do ENEM serão divulgados na terça-feira (14).
Inicialmente a previsão era para que fossem divulgados apenas no dia 24 de novembro.
“O Inep vai antecipar, por volta das 19h, a divulgação do gabarito oficial das provas, tanto do dia 5 como do dia 12”, antecipou o ministro.
A prova foi finalizada neste domingo, foram mais de 3,9 milhões de inscritos. Só hoje no segundo dia de prova, estiveram presentes mais de 68% dos inscritos, um número que corresponde a mais de 2,6 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação.
O número de ausentes no segundo dia do Enem, aumentou em relação ao ano passado, esse ano cerca de 1,2 milhão de estudantes faltaram as provas, 139 mil a mais do que em 2022. No total, estudantes de 1.750 municípios, em mais de 9 mil locais de provas realizaram o exame.
Leia mais:
Portugal: veja a lista das instituições que aceitam a nota do Enem
Motorista perde controle de carro e cai em rio
Reaplicação
Participantes afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas podem solicitar a reaplicação do exame.
O prazo para solicitar a reaplicação da prova começa nesta segunda-feira (13/11) e vai até sexta-feira (17/11). Os candidatos devem fazer o requerimento pela Página do Participante Enem. As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
*com informações de Metrópoles