A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou o sexto tornado ocorrido no estado durante o mês de novembro. O fenômeno foi registrado em Rio das Antas, no Oeste do estado, na terça-feira (28/11), com a confirmação oficial anunciada nesta quarta-feira (29/11).
Os impactos do tornado foram sentidos na comunidade de Salto Rio das Pedras, resultando em destelhamentos, danos a um pomar e a destruição parcial de um galpão, conforme relato da Defesa Civil. Estes danos foram atribuídos à passagem do tornado pela região.
O tornado atingiu a comunidade de Salto Rio das Pedras. Houve destelhamentos, danos em um pomar e a destruição parcial de um galpão, conforme a Defesa Civil.
Apesar da ausência de evidências nos registros de radar em Chapecó, no Oeste catarinense, que não revelaram nuvens associadas a tempestades severas ou padrões de vento típicos de tornados, a confirmação do fenômeno foi obtida por meio de vídeos compartilhados nas redes sociais. As filmagens revelaram a presença de um tornado de intensidade considerada fraca, conforme avaliação da Defesa Civil.
Leia mais:
VÍDEOS: Temporais em Santa Catarina deixam dois mortos, enchentes e estragos
Gramado decreta estado de calamidade após fortes chuvas e rachaduras nas ruas
Os eventos climáticos extremos em Santa Catarina foram influenciados por uma combinação de fatores, destacando-se o fenômeno El Niño, as mudanças no padrão climático relacionadas ao aquecimento global e as características próprias da estação do ano. No mês de novembro, o estado enfrentou não apenas tornados, mas também um tsunami meteorológico e volumes significativos de chuva.