Beatriz Zanardo Brandolise, de 22 anos, viveu um turbilhão de emoções ao conquistar o 1º lugar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no mesmo dia em que recebeu a notícia da cura de seu pai, Márcio Brandolise, diagnosticado com câncer de cólon em 2022. A estudante também foi aprovada em 1º lugar na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em ciências econômicas.
A trajetória de Beatriz como vestibulanda foi desafiadora devido ao diagnóstico do pai, o que a levou a adiar a participação na segunda fase dos vestibulares em 2022. Contudo, encarou a situação como motivação para o ano seguinte, quando, mais preparada, realizou novamente as provas. O resultado positivo veio enquanto acompanhava seu pai em uma clínica oncológica, recebendo, além da notícia da cura, a aprovação na Unicamp.
“Eu nunca pensei em desistir, porque além de meu pai estar doente ele não poderia ter o desgosto de ver eu abandonar tudo e desistir de estudar, principalmente desistir de fazer a Unicamp que sempre foi o meu objetivo. Depois do susto inicial, e com o passar do tempo ver ele se recuperando, tanto foi uma tranquilidade para eu prestar as provas, foi sempre um motivo para eu nunca desanimar”, afirma a estudante.
Em 2023, Márcio passou por cirurgias delicadas, demandando atenção de Beatriz para conciliar estudos e cuidados paternos. A jovem destaca o apoio incondicional da família e dos professores como fundamentais para enfrentar os desafios. A aprovação na USP, uma surpresa extra, não alterou seus planos imediatos de descansar e aproveitar as oportunidades na Unicamp. Sobre o pai, Beatriz relata que ele continua com acompanhamento médico, mas está saudável e ativo.
*Com informações do g1