A empresa Rinaldi Produções, responsável pela marca dos palhaços Patati Patatá, e o produtor musical Ricardo Andrade foram condenados pela Justiça de São Paulo a pagarem uma indenização de R$ 50 mil por danos morais ao compositor Jorge Bragança, coautor de diversas obras musicais da dupla.
De acordo com o G1, na ação, Jorge Bragança foi contratado por Ricardo Andrade para compor músicas utilizadas na produção audiovisual “Parque Patati Patatá”. No entanto, o compositor afirmou não ter recebido os direitos autorais, pagamentos e créditos devidos.
A sentença, datada de 23 de julho, ainda é passível de recurso.
Leia mais
Morre Wanderley Tribeck aos 73 anos; primeiro palhaço Bozo do Brasil
Acusado de matar o “Palhaço Creme de Leite” é condenado a mais de 16 anos de prisão, em Manaus
“Os danos morais, por fim, estão caracterizados, uma vez que afetado direito de personalidade do autor, relacionado ao reconhecimento de sua autoria quanto a obra musical. Quanto ao valor, mostra-se adequada sua fixação no montante postulado, tendo em conta a natureza e dimensão da obra, o sucesso por ela alcançado e o tempo transcorrido desde sua criação”, diz trecho da decisão do juiz Guilherme Depieri, da 10ª Vara Cível de Santo Amaro.
“Que os réus corrijam e retifiquem todos os créditos referentes à autoria das obras musicais indicadas, perante a todas as plataformas, em especial YouTube, Spotify, Deezer, ITunes, Claro, Amazon, Tidal, para ali constar em caráter o nome do autor, no prazo de 15 dias computados do trânsito”, disse o magistrado.