25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Dia de conscientização sobre mudanças climáticas: Pequenas ações fazem a diferença

Publicado em:

- Anúncio -

No final de 2021 e começo de 2022, o Brasil ficou impressionado com as tragédias ocorridas no estado da Bahia e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Chuvas num volume absurdamente intenso provocaram mortes e danos materiais impressionantes: Em Petrópolis, em algumas horas choveu o esperado para o mês inteiro de fevereiro.

Cada vez mais vemos eventos extremos como estes se tornarem comuns. Por causa deles, é mais importante do que nunca prestar atenção ao Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, celebrado hoje, 16 de março.


Leia mais:

Número de mortos em Petrópolis já passa de 200; trabalhos continuam

Desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro é o maior da série histórica para o mês


Dados do último Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado em agosto de 2021, afirmam que a temperatura média do planeta subiu 1,1 grau desde a segunda metade do século 19. E na melhor das hipóteses deve alcançar 1,5 grau de aquecimento nas próximas duas décadas.

E como a temperatura do planeta vem subindo: Principalmente pela ação humana e a queima de combustíveis fósseis, que criam o efeito estufa, a concentração de gases poluentes na atmosfera que impede o calor da Terra de se dispersar para o espaço e o mantém sobre o planeta.

As queimadas da Amazônia intensificam esse processo de maneira terrível. Por isso se menciona tanto sobre o carbono da Amazônia: “pulmão do mundo” é uma expressão chamativa, mas completamente incorreta. A Amazônia não produz oxigênio para o mundo, mas se ela foi queimada ou destruída, a conversão do seu carbono em gases provenientes de queima seria suficiente para causar danos irreparáveis ao clima do planeta. E de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre agosto de 2020 e julho de 2021, o bioma perdeu 13.200 km² de sua vegetação. Segundo o IPAM (Instituto de Pesquisas da Amazônia), a grilagem é o principal responsável pelo desmatamento na floresta, com 75% da área desmatada utilizada para pasto.

O cenário é preocupante, mas não adianta apenas refletir sobre o tema e não fazer nada. Algumas medidas simples já ajudam bastante o meio-ambiente e o clima:

  • Busque reduzir seu consumo de plástico.
  • Limite seu uso de combustíveis fósseis: Procure reduzir o uso do carro para se deslocar. Dê caronas e ajude outros a fazerem o mesmo.
  • Consuma produtos sustentáveis.
  • Diminua seu consumo de carne e leite: A pecuária é grande responsável pelo aumento do efeito estufa, e a necessidade de áreas para criação de gado leva a desmatamento e queimadas.

Pequenas ações como essas ajudam, afinal é preciso começar de algum lugar. Ajudar a salvar o planeta é responsabilidade de todos, e é para isso que serve o 16 de março no Brasil, que aliás, é o quinto maior emissor de poluentes para a atmosfera do mundo.

Da Redação (Com informações do G1).

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -