Um novo voo com 101 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (21), por volta das 10h30. De acordo com o governo federal, uma equipe especializada do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) estará presente no Aeroporto Internacional de Fortaleza para oferecer um atendimento humanizado.
Entre as medidas previstas, há acesso facilitado a água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiros, garantindo condições dignas para a recepção de imigrantes.
Além disso, aqueles que desejarem seguir viagem para Belo Horizonte, em Minas Gerais, serão designados por meio de um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) .

Saiba mais:
- Trump diz que pode se encontrar com Putin em breve para discutir fim da guerra na Ucrânia
- Elon Musk diz que governo dos EUA financiou vitória de Lula em 2022
MDH garante humanização dos deportados
Este é o terceiro voo deste ano que traz brasileiros deportados dos Estados Unidos, totalizando 199 imigrantes retornados – com 88 passageiros no primeiro voo e 111 no segundo.
Durante a chegada do primeiro grupo, alguns passageiros chegaram algemados, e há relatos de abusos de autoridades e condições precárias enfrentadas pelos deportados.
Diante desse cenário, o MDH reforça o compromisso com a humanização no processo, destacando que uma equipe de assistentes sociais e psicólogos estará em solo para acolher os imigrantes, oferecer suporte e orientar quanto ao encaminhamento dos serviços de documentação e regularização migratória.
