As fortes chuvas voltaram a atingir o Rio Grande do Sul neste último domingo (23/06), fazendo com que o nível do lago Guaíba voltasse a subir rapidamente.
Com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), às 9h15 da manhã, na Usina do Gasômetro, o volume de água estava em 3,39 metros, 24 centímetros acima do normal de alerta, que é de 3,15 metros. Esse número significa que em 24 horas, houve um aumento de 19 centímetros, já que às 9h o lago registrava 3,20 metros.
Leia mais:
Lula cancela ida ao Festival de Parintins devido à tragédia no Rio Grande do Sul
Microexplosão provoca estragos em cidade do Rio Grande do Sul
A Defesa Civil de Guaíba, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, emitiu um alerta nesta madrugada aconselhando que os moradores que moram no entorno do lago procurassem um local seguro para se abrigarem, pois estava prevista a incidência de ventos fortes até na próxima terça (25), o que pode ocasionar novos alagamentos na cidade.
“Devido à incidência de vento no sul e sudeste, previstos para ocorrerem até a terça-feira (25), ocasionando o represamento da água do lago Guaíba, haverá um aumento no nível das águas, o que pode ocasionar alagamentos em alguns pontos localizados nas margens do Guaíba”, orientou por meio das redes sociais.