Na última terça-feira (12), a culinária brasileira conquistou o 12º lugar em um prestigiado ranking do guia Taste Atlas, que destacou as melhores cozinhas ao redor do mundo. No pódio, a cozinha italiana, japonesa e grega garantiram os três primeiros lugares na lista.
O guia baseou sua análise em 271.819 avaliações de pratos e 80.863 análises de produtos alimentícios, compilando as 100 cozinhas mais bem avaliadas globalmente.
Atrás da culinária nacional, estão a cozinha polonesa, a argentina e a turca. Segundo o Taste Atlas, entre os pratos brasileiros que se destacam estão a picanha, a feijoada, o churrasco gaúcho e a moqueca, além de outros. As cozinhas da República Dominicana, País de Gales e Gana ficaram nas última posições da lista.
A picanha brasileira é a primeira colocada em outro ranking do guia online, sendo considerada o melhor prato. Vatapá e escondidinho também aparecem na lista, em 16ª e 58ª, respectivamente.
Leia mais:
Vacina contra a dengue é incorporada ao SUS
Manaus é uma das cidades mais caras de se viver da américa latina, aponta The Economist
O guia online já gerou polêmicas nas redes por conta de seus rankings. Em maio, mineiros, paraenses e baianos expressaram indignação nas redes sociais, depois que a enciclopédia virtual colocou São Paulo (13º) e o Rio de Janeiro (32º) no ranking das cem cidades com as melhores comidas típicas do mundo. As capitais paulista e fluminense ficaram à frente de municípios como Recife (67º) e Belo Horizonte (78º), enquanto Salvador ficou fora da lista.