A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre acontece neste domingo (31/12), nas ruas de São Paulo. Esta será a 98ª edição do evento, que é a principal prova de rua da América Latina.
Com 15 km de percurso, a São Silvestre dá a largada na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900, e passa por uma série de pontos turísticos da capital.
A Avenida Paulista será fechada parcialmente neste sábado (30/12) e ficará totalmente fechada a partir das 2h (horário de Brasília) do dia 31, incluindo ruas transversais, entre a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e a Rua Augusta.
Leia mais:
Cristiano Ronaldo marca em goleada e termina 2023 como artilheiro do ano
Morre o ex-piloto Gil de Ferran, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
Serão três horários de largada, cada um para uma categoria específica: 7h25 para cadeirantes, 7h40 para elite feminina e 8h05 para elite masculina, Pelotão C, cadeirantes com guia e Pelotão Geral.
A Corrida Internacional de São Silvestre terá transmissão em TV aberta pela Gazeta e Globo.
Horários de largada da São Silvestre
- 7h25: cadeirantes
- 7h40: elite feminina
- 8h05: elite masculina, Pelotão C, cadeirantes com guia e Pelotão Geral
Como surgiu a corrida
O idealizador da prova de São Silvestre foi o jornalista Cásper Libero. Em 1924, ele assistiu a uma competição noturna em Paris, na França, na qual os atletas percorriam o trajeto portando tochas de fogo e resolveu implementá-la no Brasil na virada do ano. A primeira corrida foi disputada à meia-noite do dia 31 de dezembro de 1924. Alfredo Gomes, apelidado de Rei do Fôlego, terminou na frente entre os 48 inscritos, com o tempo de 23min10s4/100. O percurso era de 8.800 metros. Na primeira edição, apenas moradores da cidade podiam participar. A prova foi aberta a todos os brasileiros alguns anos depois.