Funcionários da NAV Brasil, a entidade estatal encarregada do controle de tráfego aéreo em alguns dos principais aeroportos do Brasil, aprovaram a realização de uma greve a partir da próxima segunda-feira (9). A paralisação pode afetar 43 aeroportos, entre eles o de Guarulhos, na Grande São Paulo, o de Viracopos, em Campinas, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o da Pampulha, em Belo Horizonte.
A NAV Brasil passou a controlar parte dos voos do país em 2018, após a cisão da Infraero, estatal que passou a focar especialmente a infraestrutura dos aeroportos.
Leia mais:
desde o último acordo, melhorias nas condições do auxílio à saúde, adicionais que valorizem adequadamente as carreiras, concursos para todas as áreas administrativas e operacionais.
A empresa afirma que a NAV Brasil lucrou R$ 324 milhões no exercício de 2022 e oferece somente 4,83% de reajuste contra 8,5% da inflação acumulada desde o último acordo.”Nos últimos 7 anos são mais de 35% de perdas acumuladas para a inflação, além da diminuição em adicionais trabalhistas e no subsídio do auxílio à saúde”.