Um dos cometas mais brilhantes que existem poderá ser visto no Brasil neste domingo (21/04). Nomeado 12P/Pons-Brooks e conhecido popularmente como “Cometa do Diabo”, ele já tem sido visto por observadores há dias, mas é neste fim de semana que ele ficará mais próximo do sol, tornando-se ainda mais visível. As informações são do G1.
O fenômeno poderá ser observado no hemisfério sul a partir do dia 21 de abril, consequentemente, de todo o Brasil, quando atingirá a sua máxima aproximação ao sol. O momento é denominado cientificamente como periélio, de acordo com o Observatório Nacional.
Na região Norte, especialmente no Acre, a visibilidade do cometa seguirá até aproximadamente às 19h50, devido à localização do estado no extremo oeste do país.
No Nordeste, os observadores poderão avistar o 12P/Pons-Brooks entre 17h45 e 18h20.
No Rio de Janeiro, o cometa poderá ser observado até cerca de 18h20.
Devido à proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste terão uma oportunidade melhor de observar o corpo celeste em uma altitude mais elevada antes das demais partes do Brasil.
O cometa vai estar bem baixo no céu. De acordo com a NASA, será possível observá-lo a 15° da linha do horizonte, na direção oeste
O que é o Cometa do Diabo?
O 12P/Pons-Brooks – nome técnico – foi batizado desta forma por conta dos dois astrônomos que o observaram pela primeira vez: o francês Jean-Louis Pons (1812) e o britânico William Robert Brooks (1883).
O apelido de Cometa Do Diabo ocorre pela aparência assimétrica como se tivesse chifres. O formato seria resultante da pressão exercida pela radiação solar, que moldou uma cauda de gás e poeira na trajetória do astro.