Na manhã desta quinta-feira(09/5), o Exercito Brasileiro começou a operação de resgate para salvar o cavalo apelidado como “Caramelo” que está há pelo menos 5 dias sem abrigo, comida, totalmente ilhado em cima de um telhado por conta a subida das águas causadas pelas intensas chuvas nos últimos dias em Rio Grande do Sul.
A imagem desoladora do cavalo sem ter para onde ir gerou uma comoção entre os brasileiros.
Atráves de suas redes sociais a primeira-dama, Janja falou sobre o inicio da operação de resgate liderada pelo exército:
“Equipe do @exercitooficial, com veterinários, decolou agora pouco para tentar fazer o resgate do Cavalo Caramelo. Ele superou a noite e ainda está no telhado. Vamos acompanhando, pq muitas equipes estão mobilizadas nesse resgate.”
📌Começa operação de resgate para salvar cavalo "Caramelo" de telhado no RS pic.twitter.com/JEnTzLkKLt
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 9, 2024
Veja mais:
Cavalo é flagrado ilhado em telhado de casa no Rio Grande do Sul
VÍDEOS: Cavalos do exército fogem, causam pânico e deixam quatro feridos no centro de Londres
De acordo com Janja, o resgate é complexo, as equipes que estão empenhadas devem trabalhar em sincronia. Os veterinários do Exército devem acompanhar a operação. Outra equipe de resgate também deve acompanhar o resgate.
Mais uma equipe que já está na água para tentar resgatar o Caramelo. Agradeço de coração todos os voluntários que estão dando o máximo para salvar os animais. pic.twitter.com/Pf4dvIkr2U
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 9, 2024
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), disse em entrevista a uma emissora de tv que o resgate do cavalo que ficou ilhado no telhado de uma casa vai exigir o uso de um helicóptero.
“Vai exigir ação de um helicóptero, aliás um helicóptero que tenha capacidade de erguer um animal que normalmente tem 500kg, 600kg. Então, estamos preparando a logística para gente poder salvar esse cavalo”, disse na noite desta quarta-feira (8).
No momento, a equipe de resgate erealiza exames no cavalo para logo depois aplicar um tranquilizante e aí sim resgatar o animal que está ilhado há vários dias em Canoas.
🚨ASSISTA: Equipe está realizando exames no cavalo para logo depois aplicar um tranquilizante e aí sim resgatar o animal que está ilhado há vários dias em Canoas. #SalvemOCavaloDeCanoas pic.twitter.com/EkhCzFUKPt
— CHOQUEI (@choquei) May 9, 2024
*via Globonews e Poder 360